4ª Mostra Brasil de Cinema ao ar livre!

De 13 a 16 de Julho, a programação foi toda aberta ao público e gratuita, na praça Bento Silvério;

 

 

 

A 4ª Mostra Brasil de Cinema, de 13 a 16 de Julho de 2022, colocou o audiovisual brasileiro e a cultura hip hop no centro das atenções em Florianópolis.

Com exibição de filmes nacionais recém-lançados, debates com a presença de nomes como Aldri Anunciação, roteirista do filme “Medida Provisória”, e Luiz Bolognesi, diretor de “A Última Floresta”, e oficinas – já com inscrições abertas pelo www.mostrabrasil.com.br, a Mostra será realizada na praça Bento Silvério, Lagoa das Conceição, aberta ao público e gratuita.

A Mostra Brasil de Cinema tem como objetivo principal a formação de novos públicos para o cinema nacional. Além disso, quer contribuir para a quebra de invisibilidade imposta à juventude.

“Buscamos proporcionar espaço para a afirmação do jovem como sujeito de sua própria história, criador de cultura, produtor de conhecimento e protagonista de um modelo de desenvolvimento, centrado no ser humano”, afirma Claudio Rio, diretor da Mostra.

Nos quatro dias de programação, serão exibidos quatro longas-metragens nacionais, entre eles “Medida Provisória”, com direção de Lázaro Ramos e elenco 100% formado por atores e atrizes negras, atualmente em exibição no circuito comercial; e A “Última Floresta”, com direção de Luiz Bolognesi, sobre o drama da grande nação yanomami a partir do olhar do seu líder e Xamã – produção de extrema relevância no momento atual, pela luta dos povos originários e quando o mundo acompanha notícias sobre a morte de ativistas indígenas na Floresta Amazônica.

Estão na programação também “Chorão – o Marginal Alado” (2021), com direção de Felipe Novaes, um documentário biográfico sobre o músico brasileiro e sua contribuição para o rock e para a cena underground; e “Marighella”, com direção de Wagner Moura, que conta a história dos últimos anos do guerrilheiro, interpretado por Seu Jorge, que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil.

A quarta edição da Mostra Brasil de Cinema é financiada com recurso público do 9º Edital de Apoio ao Audiovisual Armando Carreirão 2019/2020, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Fundo Municipal de Cinema; e do Prêmio Catarinense de Cinema 2021, da Fundação Catarinense de Cultura, Conselho Estadual de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina e da Lei Aldir Blanc da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo do Brasil.

Debates com referências do cinema nacional

Após cada sessão de cinema, vai ter debate com nomes de peso do cinema nacional. Destaque para a participação de Aldri Anunciação, roteirista do filme “Medida Provisória“ e criador do texto da peça teatral que deu origem ao longa; para o cineasta Luiz Bolognesi, diretor de “A Última Floresta“; e para Matias Lovro, montador e co-roteirista de “Chorão: Marginal Alado”. É presença confirmada também a escritora, poeta e professora Eliane Potiguara.

Produção de design e consultoria de Cinemática Hub.

 

4ª Mostra Brasil de Cinema

mostrabrasildecinema.com.br

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *