Sessão Música e Desejos

Seguindo na programação do Cineclube Cinema Unisul, retomado na última semana, os próximos sábado e domingo (2 e 3/4) terão mais duas sessões em parceria com a Sessão Cinemática na sala do Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir das 19h. No sábado é a vez do filme Annette (2021) e no domingo, do filme Chi-raq (2015), ambos serão precedidos de debate com a participação de Allende Renck.

As sessões têm entrada gratuita, com ocupação das poltronas por ordem de chegada, mediante apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19. A lotação máxima é de 80 lugares e a classificação indicativa, 16 anos.

A iniciativa tem parceria da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC). Nas duas primeiras semanas da retomada (26 e 27/3 e 2 e 3/4), os filmes serão exibidos somente aos sábados e domingos. A previsão é de que sejam incluídas novamente na programação, também, as sessões das quintas e sextas-feiras a partir do dia 7 de abril.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA SEMANA:

Sábado – 02/04:
19h: Debate com Allende Renck
19h30: Sessão do filme Annette (2021)
Direção: Leo Carax
Duração: 2h 19 minutos
Sinopse: Após a morte inesperada de sua esposa, um comediante de stand-up se vê sozinho tendo que cuidar de sua filha pequena Anette, de apenas dois anos. Se não bastassem as dificuldades em cuidar dela, ele acaba descobrindo que ela tem um dom especial.
Classificação Indicativa: 16 anos

Domingo – 03/04:
19h: Debate com Allende Renck
19h30: Sessão do filme Chi-raq (2015)
Direção: Spike Lee
Duração: 2h 07 minutos
Sinopse: Em uma época em que Chicago está tomada pela violência, uma criança acaba morrendo devido a uma bala perdida. Assim, as mulheres da cidade decidem tomar uma atitude drástica: iniciar uma greve de sexo até que os homens concordem em abandonar as armas. Mas os maridos e namorados não vão aceitar essas novas regras com facilidade.
Classificação Indicativa: 16 anos

 

TEXTO DE CURADORIA

por Allende Renck

MÚSICA E DESEJOS NO CINEMA DO CIC

Pensemos o jogo do ridículo, pensemos o nonsense, o que se estabelece quando, em meio a um mundo real e possível, a ação se suspende e, de repente, inventa uma movimentação outra: dança, canta e desloca as possibilidades.

O que está em jogo nessa cena que foge à materialidade de uma representação?

Qual o efeito que os afetos cantados intentam causar?

Seja o que for, a existência narrativa de um musical coloca em cena um foco no desfocado: enfatiza o desenrolar da cena, promove a ação, desvia o espectador da mesmice.

Se existe algo a se argumentar contra o “realismo” de uma cena musical em um musical, simultaneamente existe uma potência que se sustenta justamente nesse surrealismo: o de propor as reações às demandas do mundo de uma maneira que imagine uma harmonização outra.

É pensando essa harmonização outra que a Sessão Cinemática, com seu curador Allende Renck, em parceria com o Cineclube Unisul, propõe o Fim de Semana Musicais no Cinema do CIC nos dias 02 e 03 de abril; propondo uma inclinação ao surreal que se estabelece no canto, na dança e no jogo que a cena musical coloca à disposição.

Annette, o novo filme de Leo Carax que tem como tema os limites do sujeito, sua relação com a violência e o elemento de hiperbolização que a arte insere no desejo, os exageros da vida artística, as corrupções possíveis no sucesso e o descuido que nele se implica;

E Chi-raq, a adaptação da peça do dramaturgo grego Aristófanes Lisístrata, em que o tema é a relação de tensão entre o desejo sexual e a violência.

Enquanto no filme de Carax – uma narrativa sobre a relação amorosa entre dois artistas de sucesso e os conflitos nela existentes – o desejo se entrega à violência, em Chi-raq – filme em que Spike Lee traz a premissa de Aristófanes, na qual as mulheres gregas se recusam ao sexo com seus maridos até que estes suspendam os conflitos bélicos que assolam o país, para a Chicago contemporânea e coloca em jogo a violência de gangues que traumatiza a cidade – é o desejo sexual o ponto de inflexão utilizado pelas mulheres contra a violência.

Em ambas as obras, no entanto, é na cena musical que a violência é elaborada: expandida, difundida, questionada e criticada; é no saber propor uma suspensão do real, que ambos diretores propõe uma experiência outra do real: promovem o questionamento e possibilitam, assim, aos espectadores, uma movimentação distinta para com a sua própria realidade: uma movimentação que canta e dança.

Esperamos vocês no FIM DE SEMANA MÚSICA E DESEJOS no Cinema do CIC.

Localização: Sala de Cinema Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *